História de Ozendo
Em 1980 aquando da pesquisa da origem (etimologia) do nome deOzendo, na Torre do Tombo, ainda então no Palácio de S. Bento, em Lisboa cheguei a esta hipótese curiosa:
A palavra terá tido uma evolução do nome ADOLSINDA que de origem germânica significa – terra de nobre senhora germânica. O nome evoluiu para Adosinda, Auzenda, Ouzendo ouOzendo talvez em simultâneo, tendo estas palavras a mesma origem.
Outra hipótese menos fundamentada que colocamos: «quem se posicione virado para o horizonte tem uma sensação de abertura para o mundo. Ora em latim, a apalavra oz, oris significa boca, abertura. Com a habituação poderá ter dado OZENDO.
Na enciclopédia luso brasileira, sobre o Ozendo diz-se: «esta aldeia é mais antiga, ao contrário do que muita gente julga»
Há indícios de que esta região limite do Ozendo já era povoada na era proto-histórica ( pelo menos há três mil anos). Existem vários vestígios que as pessoas da aldeia dão como adquiridos, mas a verdade é que muitos deles, que passam despercebidos poderão ser muito antigos (por exemplo uma estrada romana que ligava o Sabugal ao Soito) . Trataremos desta questão noutra oportunidade.
“Havia então [1758] na freg. sete capelas: quatro junto ao povo ou neste (Santo Cristo, Santo António, S. Sebastião e S. Mamede) sendo as outras dedicadas a S. Genésio, ao Espirito Santo e a S. Sebastião – esta no lug. de Casas de Ousendo (sic). A outra pov. da freg. era a Quinta de Águas de Bacelo. Ousendo é nome de bom uso até ao séc XII ou XIII, quando muito, e de origem germânica, – o que é demonstrativo da antiguidade do povoamento local”
E depois de curiosas dissertações que me abstenho de reproduzir (mas que nada têm a ver com Casas de Ousendo/Ozendo), a entrada referente a Quadrazais acaba deste modo:
“Tendo parte do termo dentro dos limites do conc. de Sortelha, Quadrazais participou dos aforamentos medievos desta Vila e da de Sabugal, e do domínio dos vários senhores que aí houve, especialmente da dita vila de Sortelha. Fazem parte desta freg. os lug. de : Ozendo (sic) e Quadrazais”.